Pesquisa personalizada

13 de julho de 2011

Com criar e redimensionar partições do Windows

Olá galera, estava pensando em que tutorial ensinar esta semana, durante o meu “trabalho de verdade” me veio uma coisa em mente que me deixou alguns dias pesquisando, que é o tal de gerenciamento de partições do Windows, aumentar, diminuir, juntar, separar, eliminar, no seu disco rígido. No Windows Seven, existe uma ferramenta no próprio sistema que tem como fazer essas coisas, mas neste tutorial eu vou ensinar usando um programa chamado EASEUS Partition Master Home Edition, o programa é em inglês, mas é muito fácil mesmo de mexer.
É aconselhável criar um ponto de restauração antes de fazer as alterações pra medida de segurança, clique AQUI para ver o tutorial.

Instalação:

1° Faça o DOWNLOAD AQUI
2° Execute o arquivo baixado (epm.exe), na tela que aparecer clique em “Next >”
3° Aqui selecione “I accept the agreement” que são os termos de uso e clique em “Next >” e “Next >” novamente
4° Nesta parte é o local de instalação, podem deixar o que esta por padrão e clique em “Next >” e desselecione a ultima opção e clique em “Next >” ele irá instalar e pedir seus dados, não é obrigatório, clique em “Finish”

Como criar uma partição:

1° Após a instalação o programa é executado automaticamente, caso contrario execute pelo atalho na área de trabalho
2° Para criar uma partição você deve diminuir uma partição já existente, você devera fazer isso selecionando, a partição a ser reduzida, na parte inferior e colocando o mouse na borda e arrastando para diminuir o tamanho desejado, veja a imagem:

3° Veja que no espaço que ficou a falha surgiu uma nova parte em branco, para criar a partição clique com o botão direito do mouse em cima desta nova parte em branco e selecione “Creat partition”

4° Em ‘Partition Label’ coloque o nome desta partição, em ‘Driver Letter’ escolha uma letra para a partição, então clique em “OK”

5° Agora você deve clicar no botão “Apply changes” que fica na parte superior lado direito, é o terceiro botão, veja a imagem:

6° Nesta “janelinha” que aparecer selecione “Shut down the computer after changes are applied”, ou seja, para reiniciar o computador após as alterações realizadas, e clique em “Yes”

Então o programa irá fazer as alterações necessárias e reiniciar o seu computador.

Como juntar duas partições:

1° Com o programa aberto localizem na parte inferior as partições do seu HD

2° Lembrando que você deve fazer o backup dos arquivos da partição escolhida, pois ela será “excluída”, com os arquivos salvos, clique com o botão direito do mouse na partição e selecione “Delete partition” depois em “OK”

3° Você ira reparar que esta partição ficou em brando, então basta selecionar a partição ao lado e com o mouse na extremidade com a partição em branco, clique e arraste até sobrepor a quantia desejada

4° Clique na parte superior em “Apply changes” selecione “Shut down the computer after changes are applied” para reiniciar o computador após as alterações realizadas, e clique em “Yes”


Pra quem prefere a vídeo aula está ai:



É isso ai galera, espero que tenham gostado deste tutorial, postem um comentário em caso de duvida que tentarei ajudar o mais rápido possível. Até a próxima.

13 comentários:

Blog do Franknaldo disse...

no windows 7 ja tem como fazer isso, e num precisa de programa

Na Net disse...

Tem sim, porem não é tão funcional quanto um programa, pois caso o disco estiver fragmentado pode haver problemas na hora do particionamento.
Att.

Best Sound eventos disse...

Este programa roda no vista premium?
Se não, faz um tutorial de como particionar o hd no vista home premium, pois os tutoriais que encontrei são muito ruins.
Desde já agradeço a sua atenção.

P.S. Parabéns pelo blog.

Na Net disse...

Olá "Best Sound eventos", esse programa funciona sim no Vista. É a mesma coisa.

Disponha.

thiago disse...

Não consegui fazer... quando chegou na parte de “Creat partition”, apareceu a seguinte mensagem: PLEASE CONVERT AN EXITED PRIMARY PARTITION TO LOGICAL PARTITION, AND TRY AGAIN.

O que faço?
obs: Meu sistema era o linux (comprei o pc e veio ele) mudei pra windows 7. vc pode me ajudar Na Net?

Na Net disse...

Bom dia Thiago, vc deve tentar excluir a partição desejada, e então tentar criar a nova em cima desse espaço vazio que ira ficar.
Se não der avisa ai!

thiago disse...

A minha maior partição é a do sistema, é! Eu fiz do jeito que vc ensina aí no vídeo, diminui a partição eu queria, no meu caso a partição C, então surge outra que ainda n está criada, então clico com o botão direito em cima dela e em "creat partition".. então nessa hora aparece essa mensagem aqui: PLEASE CONVERT AN EXITED PRIMARY PARTITION TO LOGICAL PARTITION, AND TRY AGAIN. que eu n entendi nada.

O que eu faço? Por que segui do jeito que vc ensina aí no vídeo mas n dá certo!
obs: tem uns 50 gb aqui no hd que eu acho que ainda é do linux por causa do sistema de arquivo que é ETX3.

Na Net disse...

Thiago, entendi, então depois que você diminui o disco "C", você deve clicar com o botão direito do mouse em cima da partição que você diminuiu e clicar em "Convert to logical", confira o procedimento nessa imagen: http://www.partition-tool.com/images/feature/convert-primary-to-logical.gif

thiago disse...

Na Net, tentei, mas n deu certo apareceu essa mensagem: SYSTEM ON BOOT PARTITION CANNOT BE CONVERTED. Será que isso temm alguma coisa a ver pelo fato de no meu pc ter tido o sistema linux, por que tem uma partiçãod ele ainda aki.. n sei kmo mas ficou! O que eu faço? kkk

Na Net disse...

talvez a saida seja formatar o pc, e quando vc for la naquela parde onde aparece as partições, para instalar o windows, vc exclui todas partições, inclusive a que tava o linux, e a do windows tbm, depois vc terá um disco só com uma partição só, ai é só formata e instala, se não der pra instalar, depois de excluído tenta fazer aqueles passos no prompt para converter. abraço

thiago disse...

O cara tentou quando foi formatar acho que fazer isso aí, mas n deu certo, pq o sistema n permitiu! será que teria algum problema se eu convertesse a partição C antes de diminui-la?

Na Net disse...

Tenta excluir tudo e formatar instalando no disco C, depois de formatado e instalado o windows, tenta criar uma segunda partição pelo gerenciador de disco do próprio windows

thiago disse...

eu tentei criar uma partição pelo gerenciador do windows, só que n ficou do tamanho que eu queria! Então vou fazer isso aí que vc disse numa próxima formatação, pq n tenho o dvd do windows 7!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger